MocaTalksAbout... The People vs OJ Simpson

Imagem retirada do Pinterest

Quem já viu a primeira temporada de American Crime Story? Eu vi e tenho algumas coisas a dizer sobre tudo o que se passou. 

Em primeiro lugar, se alguém não sabe do que estou a falar, esta é uma série que tem como objectivo abordar os crimes mais mediáticos dos EUA e nesta primeira temporada foi abordado o julgamento do OJ Simpson, conhecido jogador de futebol americano, que, em 1995, foi acusado do homicídio de Nicole Brown, sua ex-mulher e de Ron Goldman.

Em segundo lugar, quero dizer que estão de parabéns pelo elenco escolhido, pelo texto bem escrito e pela forma como combinaram imagens reais relativas ao período do julgamento com as gravações, o que deu um sentido de veracidade maior a tudo o que é abordado. A sério, os atores foram tão bem escolhidos que houve momentos em que me esqueci que eram atores e não pessoas da vida real, entendem?

Em terceiro lugar, quero dar a minha opinião sobre algumas coisas que me chamaram a atenção, como a forma como a Marcia Clark foi tratada, a forma como a equipa da defesa atuou e o júri. Ah, antes que me esqueça achei super interessante que tenha havido um episódio que nos deu o ponto de vista do júri e do que eles estavam a passar e que tivesse existido um mais focado na Marcia.

Imagem retirada do Pinterest



Imagem retirada do Pinterest
Agora sim, a minha opinião. Eu acho que o julgamento parecia um circo e que ele foi ilibado por ser famoso e por ser um negro numa altura extremamente racista. Não por ter ficado provado que não os matou. O caso que devia ser de duplo homicídio acabou por se tornar um caso racial. A cena do crime até pode ter sido adulterada e o detetive podia ser corrupto e racista mas contra factos não há argumentos. Como é que o sangue do OJ poderia ter sido plantado nas cenas do crime, nas luvas e no Bronco? Como é que eles não viram que as luas serviam? Como é que um júri maioritariamente feminino pode declarar inocente um homem que foi várias vezes denunciado por violência doméstica? Como é que nem a defesa nem a própria polícia procuraram outros culpados? Estes foram erros enormes cometidos naquele que foi considerado o julgamento do século. Isto sem mencionar que o OJ é extremamente manipulador, egocêntrico e narcisista.

Imagem retirada do Pinterest


Eu compreendo que na altura as pessoas, em especial os negros, estavam furiosos contra a brutalidade e o racismo da polícia, mas isso não significa colocar de lado o senso comum. Mark Fuhrman é um racista sem coração e a defesa teve sorte por ter sido ele a encontrar as luvas e por ter cometido certos erros, mas até quem o odeia não pode ignorar a quantidade de provas. A Marcia tinha um quadro explicativo com todas as provas chave, com todo o conteúdo que realmente interessava para o caso, porque os elementos do júri não se conseguiam concentrar nas provas em vez da teoria da conspiração. E mesmo assim, depois de meses de testemunhos e de apresentação de provas, eles deliberaram o veredito em quatro horas, incluindo a pausa para almoço!!!

Eu acho simplesmente incrível a forma como tudo se processou, mas acho que foi o sistema judicial americano, a falta de senso comum e a incapacidade das pessoas para separarem o crime da pessoa que resultou nisto.

Espero que tenham gostado e eu recomendo a série a qualquer pessoa, de tão boa que está. Mas, quando a terminei pus-me a pensar como é que seria se, nos dias de hoje, um caso semelhante acontecesse e o protagonista fosse o Cristiano Ronaldo. Acham que ele seria ilibado ou culpado?
Beijinhos e até à próxima.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares