Adeus 2018... Olá 2019

*Sim, eu sei que venho com três meses de atraso, mas retrospetiva, é retrospetiva!*

2018. Um ano em que tudo aconteceu, tanto pela positiva como pela negativa. 



Academicamente, terminei o terceiro ano do meu curso, o que para quem estuda em Coimbra (e quiser participar) é sinónimo de carro no cortejo da Queima das Fitas e, posso dizer-vos com toda a certeza, que foi dos melhores dias do meu ano e, provavelmente, de todo o meu percurso académico. Estar em cima daquele carro, o nosso querido Bissoltucórnio, com os meus colegas e amigos e poder partilhar isso com a minha família também é daquelas coisas que não se explicam, apenas se sentem.

Em setembro, iniciei o meu quarto e último ano de curso, com um estágio curricular de investigação, num laboratório do Dipartimento di Farmacia, da Universitá di Pisa, em Itália, integrado no programa ERASMUS, e não podia estar mais feliz com o resultado. Conheci pessoas fantásticas, aprendi imensas coisas novas e trabalhei num contexto que dificilmente exploraria em Portugal. Além disso, tive oportunidade de visitar cidades que não conhecia e revisitar velhas conhecidas. Falando nisso, sei que vos estou a dever alguns vlogs da viagem, mas eles estão mais perto do que possam pensar.



Ao nível pessoal, este foi um ano de crescimento. Reencontrei-me com velhos amigos e planeámos uma road trip pela Costa Vicentina, que só podia ter corrido melhor se a temperatura dentro e fora do mar fosse um pouco mais alta. Além de ter conduzido durante (quase) toda a viagem, algo inédito para a minha pessoa que odeia conduzir, e de ter acampado pela primeira vez na vida, com esta viagem tive a confirmação de algo que já sabia há muito tempo - há amizades que ficam para sempre e uma dinâmica que não se perde, mesmo que passem anos desde que se viram ou falaram pela última vez.


Com as minhas aventuras por terras italianas sinto que passei a valorizar mais o tempo que passo com a família e amigos, mas também o tempo que passo sozinha com os meus pensamentos. Hoje, sou uma pessoa mais independente, um pouco menos tímida e introvertida e preocupo-me mais com aquilo que eu penso de mim e das minhas ações, do que com o que os outros pensam de mim.

E as minhas resoluções para 2018? Bem, essas revelaram-se um verdadeiro fracasso pessoal. Não fiz mais exercício físico, apesar de ter feito bastantes caminhadas, a minha rotina não era regular e às vezes fico cansada só de subir umas escadas (Digam-me que não sou a única, please!). Também não produzi conteúdo para o blog e para o canal de forma regular, o que me deixa um pouco frustrada, pela falta de esforço que fiz, mas motivada para melhorar. Não li 15 livros, como coloquei no meu desafio do Goodreads, mas li 10, algo que, sinceramente, pensei que não iria conseguir atingir - este foi dos piores anos literários que tive, e não foi por falta de livros. Também não poupei todas as moedas de 2€, principalmente porque me esqueci que era suposto fazer isso. Por fim, mas não menos importante, tinha decidido que iria renovar o layout do blog, algo que surpreendentemente fiz, mas que ainda não está a 100%.

2019. Este ano decidi que não iria fazer resoluções, algo estranho para mim, porque as faço todos os anos. Mas claro, que elas estão subentendidas na minha vida. Ler um livro por mês, no minímo. Criar mais conteúdo para o blog, para o Youtube e para o Instagram, neste momento ando um pouco desaparecida, mas entretanto volto em força! Fazer exercício físico regular. Passar mais tempo com os meus amigos. Visitar cidades que nunca visitei. Etc.

Se 2018 foi o ano do crescimento pessoal, 2019 vai ser o ano das mudanças. Este é o ano em que termino a minha licenciatura - ou assim espero. Este é o ano em que espero arranjar o meu primeiro emprego. Este é o ano em que, provavelmente, vou ter o meu primeiro carro, mas duvido que comece a gostar de conduzir. Este é o ano onde a minha gestão de tempo vai ser posta à prova até ao último minuto. Este é o ano…

Se ficaram até ao fim, o meu sincero obrigada por me terem acompanhado até agora e espero que fiquem para verem o que vem por aí, porque, este ano, não me vou desiludir e não vos vou desiludir.
Beijinhos e até à próxima.

Comentários

Mensagens populares