MocaTalksAbout | Bridgerton (tv show)

* Jane Austen meets Gossip Girl *

Se estiveram presos dentro de uma gruta no último mês e não fazem ideia do que estou a falar, deixem que vos apresente a série Bridgerton. 

Esta é uma série original da Netflix, produzida pela Shondaland e inspirada na série literária com o mesmo nome, da autora Julia Quinn, que se centra nos oito filhos do falecido Visconde Bridgerton - Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. Acreditem ou não eu apenas descobri que esta série era inspirada em livros quando a estava a terminar, mas agora que sei que eles existem preciso de os ler!

A primeira vez que tive contacto com a série foi através do trailer no Youtube, que me foi recomendado pelo algoritmo, porque estava a rever alguns vídeos sobre as séries Reign e The Tudors. Confesso que só tive curiosidade para saber mais porque o nome da Julie Andrews estava no titulo (eu adoro-a) e na thumbnail a atriz Phoebe Dynevor (Daphne) parecia a Alicia Vikander. Fiquei rendida ao fim dos 2 minutos e 59 segundos do trailer, aguardando (im)pacientemente pelo lançamento da série.

Nesta primeira temporada, o drama centra-se na Daphne, a filha mais velha dos Bridgerton, que é introduzida na alta sociedade britânica do século XIX, com o objetivo de conhecer um jovem com quem possa casar. E que jovem é que ela conhece, perguntam vocês? Bem, no início ninguém que mereça a nossa atenção, mas depois Simon Basset, o Duque de Hastings, entra em cena e tudo muda. 

O Simon é o melhor amigo do irmão de Daphne, Anthony, e está bastante decidido a não casar ou ter herdeiros, que prolonguem a linhagem dos Hastings. A Daphne precisa de se tornar numa jovem desejada pelos nobres da sociedade, para encontrar um marido decente e que chegue às expectativas dela. 

Para solucionarem os seus problemas, unem-se numa corte de fachada, que ajuda o Simon a evitar as mães da alta sociedade, que querem que as suas filhas casem com um duque, e que ajuda a Daphne ao torná-la desejável perante os outros pretendentes. Se já viram ou leram romances suficientes na vossa vida, acho que sabem o que acontece a seguir.

Todos os direitos de imagem pertencem à Netflix

AMEI AMEI AMEI!!!

Eu adoro romances históricos e portanto existiam grandes possibilidades de ficar viciada na série sem grande esforço - o que aconteceu; mas o fato de existir um elemento Gossip Girl, ou seja, a Lady Whistledown, que não tem um blog, mas tem folhetos periódicos que são rapidamente difundidos pela sociedade, dá um toque diferente à história e sem dúvida que a torna mais interessante, mesmo continuando a ser clichê. Ao escolherem a Julie Andrews para ser a voz da Lady Whistledown, só somaram mais pontos na minha consideração.

Algo que torna a série bastante atrativa, na minha opinião, é o fato de ser curta - tem apenas oito episódios e portanto quem não tem muito tempo ou não gosta de ver séries com muitos episódios não tem desculpa para não ver. Eu, por exemplo, despachei-a em apenas duas noites. 

Banda sonora! Não sei se preciso de dizer mais alguma coisa, mas uma série que utiliza músicas pop contemporâneas como se fossem êxitos clássicos de Mozart tem o meu coração! Taylor Swift, Ariana Grande, Shawn Mendes e Billie Eilish são alguns dos artistas que encontrarão no background dos bailes da alta sociedade de Mayfair e agora nas minhas playlists do Spotify.

Personagens favoritas tenho várias! O Simon, porque me parece uma personagem bastante complexa, devido aos traumas da infância e, sinceramente, adorava ver uma temporada dedicada ao seu passado; um episódio não é suficiente. A Eloise, a Bridgerton menos Bridgerton da família. Ela é uma mulher à frente do seu tempo e adoro a forma como a cabeça dela funciona, assim como o humor que ela tem. Depois, gosto imenso da Penelope Featherington, que é uma pessoa incrível; da Lady Danbury, que criou o Simon, depois do pai o ter rejeitado, e da Rainha Charlotte, que, na minha humilde opinião, merecia um episódio dedicado a ela, no mínimo.

Quem é a Lady Whistledown? Não vos vou fazer spoiler, como é óbvio, mas vou dizer que suspeitei de uma personagem desde o primeiro episódio e a minha suspeita confirmou-se, o que me deixa muito feliz.

O QUE NÃO GOSTEI...

Apesar do elenco ser maravilhoso, confesso que me faz alguma confusão alguns atores serem notoriamente mais velhos do que as suas personagens. Alguns exemplos são a Claudia Jessie (Eloise) que tem 31 anos e a Nicola Coughlan (Penelope), que tem 34 anos, enquanto as suas personagens têm entre 16 e 21 anos (acho eu) e é suposto serem mais novas do que a Phoebe Dynevor (Daphne), que tem 25 anos e que o Luke Newton (Colin), que tem 23. Não é algo que me faça desistir da série, como é óbvio, mas é algo que me incomoda enquanto espectadora.

A falta de comunicação entre a Dafne e o Simon, antes do casamento incomodou-me? Sim! Mas depois coloquei em perspetiva que isto é uma série histórica e que muitas vezes não existia sequer a hipótese dos noivos se conhecerem antes do casamento e portanto deixei passar.

E por fim, apesar de ter gostado imenso do desfecho da temporada, acho que poderia ter sido um pouco mais desenvolvido. Em alguns momentos do último episódio senti que estavam a correr contra o tempo para nos fazer chegar toda a informação e, portanto, acho que poderiam ter beneficiado de mais um ou dois episódios. Podiam até ter dado algum foco a outras personagens, como a Rainha Charlotte ou o Will Mondrich.

O QUE ESPERO VER NA SEGUNDA TEMPORADA?

Se os produtores seguirem a ordem dos livros e depois das pistas do último episódio, é seguro dizer que o grande protagonista será o Anthony Bridgerton, que ao que tudo indica está pronto para encontrar a sua viscondessa. 

Agrada-me que exista esta alteração de ponto de vista, mas espero continuar a ter interações incríveis entre o Benedict e a Eloise, enquanto fumam ao luar, assim como um pequeno desenvolvimento nas suas histórias. E não me tirem a Lady Danbury!

Já viram a série ou leram os livros? O que acharam?

Beijinhos e até à próxima.

Comentários

Mensagens populares