No Buy/Low Buy Project 2021 - Introdução



Se 2020 foi o ano do meu primeiro low buy, 2021 será o ano do meu primeiro no buy. Bem, na verdade vou fazer uma combinação de no buy com low buy. 

Mas, o que é um no buy? É um projeto, normalmente com a duração de um ano, dedicado à diminuição de compras extraordinárias, como forma de rever os hábitos de consumo. Este tipo de projeto tem como (alguns) benefícios: 

  • a poupança de dinheiro, que pode ou não ter um fim específico; 
  • ser bom para o ambiente, porque ao reduzir a quantidade de coisas que se compra, a pegada de carbono diminui; 
  • ajudar a diminuir tendências consumistas e as compras por impulso.

No meu caso, sinto que o low buy do ano passado foi um ensaio para este ano e, apesar de não ter corrido tão bem quanto esperava - ou bem de todo, estou a interpretar isso como um bom presságio para este ano.

Este tipo de projeto pode aplicar-se a tudo na nossa vida, mas eu decidi que o iria aplicar apenas à categoria de beleza, uma vez que é a área que sinto que está mais fora do controlo, em especial depois de ter feito o inventário da minha coleção, por categorias, que podem ver no vídeo abaixo.

A primeira fase deste projeto consistiu em identificar as minhas trigger areas ou seja, aquilo que eu sei que tenho mais dificuldade em resistir a comprar. As vencedoras foram: as bases, as paletas de sombras, os batons, os séruns, as máscaras de rosto e os eyeliners. Estas categorias entraram diretamente para o no buy.

Depois, fui analisar o meu inventário e verificar quais as áreas que tinham mais itens ou às quais eu presto menos atenção. Com isso acrescentei os rímeis, os hidratantes de corpo, os pós fixadores soltos e os delineadores de lábios, ao no buy.

Como referi no início, vou fazer uma combinação com low buy, ou seja, posso comprar itens das seguintes categorias, mas com bastante moderação, são elas: corretor, pó fixador compacto, itens para as sobrancelhas, hidratantes de lábios, bronzer, blush e iluminador.

Para que tudo corra bem, estabeleci apenas quatro regras, porque acho que se for demasiado rígida comigo isto tem mais hipóteses de falhar. As regras são:

  1. O no buy/low buy vai vigorar do dia 1 de janeiro até ao dia 31 de outubro de 2021. Assim, estou a dar-me a oportunidade de colocar coisas na wishlist e pensar se realmente irão fazer sentido na minha coleção. Se realmente as quiser comprar nos dois últimos meses do ano, posso fazê-lo sem remorsos.
  2. Se terminar todos os produtos de uma determinada categoria, posso comprar um substituto.
  3. Se a Rare Beauty (marca da Selena Gomez) ficar disponível na Sephora Portugal, posso comprar tudo o que me interessa, quando quiser.
  4. Posso comprar um produto de edição limitada de qualquer marca ou categoria, se tiver a certeza que o irei utilizar mais vezes do que o seu valor monetário (1€ = 1 utilização).

Os meus objetivos para estes dez meses de compras reduzidas são reduzir a quantidade de produtos que entra na minha coleção e usar aquilo que já tenho, e poupar dinheiro para comprar a minha primeira mala de luxo no final do ano ou no início do próximo. Ainda não decidi exatamente qual o modelo que vou escolher mas tenho alguns debaixo de olho.

Além disso, vou tentar ao máximo não canalizar o meu desejo de consumo para roupa ou livros, pois neste momento acho que tenho o armário composto e tenho imensos livros na prateleira à espera de serem lidos, portanto até lá nada de novas aquisições para mim.

Para terem uma noção real dos números da minha coleção de maquilhagem e produtos de beleza, vejam o vídeo abaixo.

 
Já pensaram fazer este tipo de projeto? Aplicariam esta filosofia a toda a vossa vida durante um ano ou a uma área específica, como eu?
Beijinhos e até à próxima.

Comentários

Mensagens populares