MocaTalksAbout... Bases - Espetro de tons ou a falta deles

Não, não estão a ver mal... hoje vou falar-vos sobre bases, mais precisamente sobre a falta de variação nas cores disponíveis, especialmente em marcas de supermercado. Este é um tema que tem sido cada vez mais falado, tanto dentro da blogosfera como fora, principalmente nos EUA e UK (não sei se alguém já falou sobre isto aqui em Portugal) e resolvi que também eu queria deixar a minha opinião relativamente a este assunto.

Este sempre foi um assunto bastante relevante para o mundo da maquilhagem, mas que eu sinto que apenas ganhou voz depois do lançamento da base Shape Tape, pela Tarte, pela falta de tons mais escuros e do lançamento pela Fenty Beauty by Rihanna, com uma gama de cores de base bastante diversa. Devo confessar que nunca foi um tema que me despertasse muito interesse ou a que prestasse muita atenção, mas é algo com que fui confrontada na minha vida e me alertou para um assunto que afeta milhões de pessoas apaixonadas por maquilhagem.

Eu considero que o meu tom de pele é claro, mas não claro o suficiente para ser uma Branca de Neve total, portanto acho sempre que não terei problemas em encontrar o meu tom ideal de base, quando me desloco ao hipermercado mais próximo ou até mesmo quando compro online... Adivinhem? Engano-me sempre. Primeiro, porque por achar que não sou assim tão branca não serei o tom mais claro, mas depois também não sou o tom médio. Além disso, muitas vezes o tom de base mais claro nem sequer está disponível.

Por exemplo, uma das últimas bases que comprei foi a Superstay 24h, da Maybelline, no meu hipermercado mais próximo e por estar com um pouco de pressa peguei no tom mais claro disponível e continuei a fazer compras. Quando cheguei a casa e abri a base percebi que, mesmo sendo o tom mais claro disponível, era demasiado escuro para o meu tom de pele. Além disso, após uma pesquisa rápida por lojas online espanholas (Maquibeauty e Primor) percebi que o tom que teoricamente existe entre o que eu comprei e o mais claro, também não está disponível e esse seria o tom ideal para mim.

E como eu, existem imensas pessoas, que têm dificuldade em encontrar o seu tom ideal, quer mais branquinhas que eu, quer pessoas com a tez mais escura, a menos que procurem em marcas um pouco mais caras e/ou de luxo, e mesmo nessas às vezes é complicado... mas a culpa é dos subtons, demasiado amarelados ou demasiado rosados.

Não acho que todas as marcas de maquilhagem que existem tenham de lançar 40, 50 ou 100 tons de cada vez que fizerem um lançamento de bases ou corretores, até porque muitas vezes isso não faz sentido, para a marca ou para o mercado onde está maioritariamente inserida. Mas também não é preciso lançarem apenas uma mão cheia deles e com um espetro de cores que varia do branco ao beje ou apenas disponibilizarem uma seleção de cores por país/loja que acham que se vai adaptar aos consumidores. Estão a perceber onde quero chegar?

Atualmente, na minha coleção tenho os tons de base, que vêm na imagem acima. Todos correspondem a bases da drugstore e custaram 10€ ou menos. Alguns são quase o meu tom ideal, a outros que tenho de juntar um white mixer, para aproximar ao máximo o tom ao que quero, mas posso dizer que os que mais se aproximam são os F4 e F6, da Fast Base Stick Foundation, da Revolution Beauty, que adquiri online, porque não estão disponíveis em lojas físicas (alguém que me diga se já chegaram à Wells?).

Estou satisfeita com a minha coleção em termos de fórmula e duração? Sim! Estou satisfeita em termos de tons? Não! E acho que devia ser mais fácil ter acesso a um maior espetro de tons, e não ter de ser necessário ir a uma perfumaria ou à Sephora, para encontrar o nosso tom ideal.
E vocês, que opinião têm relativamente a este assunto?

Comentários

  1. A verdade é que basta sermos um bocadinho mais claras e realmente torna-se quase impossível encontrar o nosso tom. O mesmo com peles mais escuras. felizmente noto que as marcas já começam a mudar, mas ainda temos um long way to go!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares