MocaGoesTo | Paris #1 (Dias 16/3 e 17/3)

Finalmente vou começar a mostra-vos os diários da minha viagem a Paris durante as férias da Páscoa, por isso esta semana e até ao início da próxima haverão posts novos todos os dias às 18h ou às 21h. 

Isto era o que via pela janela do comboio até chegar a Hendaye


O nosso primeiro dia de viagem foi passado dentro de comboios. Não entendem? Eu explico. Para ser precisa a viagem começou por volta das 23h do dia 15/3, na estação de comboios de Pombal, onde apanhámos o comboio Sud Expresso que nos levaria até Hendaye, onde chegámos por volta das 11h30, do dia 16. Em Hendaye, apanhámos o TGV que nos levou até à Gare Montparnasse, em Paris, onde chegámos por volta das 18h30. E adivinhem, quando chegámos a estação estava a ser evacuada, e a ligação dentro da estação entre o metro e os comboios estava cortada, ou seja, tivemos que dar uma volta imensa na rua para entrar no metro que nos levaria até à estação onde poderíamos apanhar o RER A (linha vermelha) para Joinville Le Pont. Lá ainda tivemos uma peripécia com o autocarro mas correu tudo bem e chegámos a casa dos meus tios sem ser necessário que eles nos fossem buscar. Terminámos a noite com um bom jantar e muita conversa.

Fachada do Petit Palais
Jardim do Petit Palais


No dia 17 andámos como se não houvesse amanhã, e percorremos quase a cidade inteira. Começámos pelo Grand Palais (que apenas vimos por fora) e pelo Petit Palais, que tem um jardim interior lindíssimo e uma exposição fantástica, além de que todo o edifício é também uma obra de arte.

Jardin des Tuileries


Seguimos depois para a Place de la Concorde e passeámos pelo Jardin des Tuileries, que deve ser mais bonito na primavera e no verão, quando está todo florido. Visitámos depois a Place Vendôme, que está rodeada por lojas de luxo e seguimos em direção ao Palais Garnier, que é lindíssimo, tanto por fora como por dentro e é o local onde, por excelência, há espectáculos de ópera, por esse motivo é também apelidado de Ópera Garnier.

Place Vendôme


Depois de almoço, fomos ao Palais Royal, mas ficámos essencialmente na zona das galerias para tirar fotos. Como o nosso destino final ainda estava um pouco longe, pelo caminho visitámos ainda a Paroisse Saint-Eustache, uma igreja de estilo gótico (pelo que me pareceu), e que, sem dúvida, merece o tempo de visita. Também a caminho ficou-nos a Tour Saint-Jacques, que em tempos era parte integrante de uma igreja, e que tem uma história bastante interessante.

Galerias do Palais Royal


Terminámos o dia na Ile de la Cité, onde pudemos ver a Conciergerie (apenas por fora) e a Cathédrale Notre-Dame de Paris, que é tudo o que se vê em filmes e muito mais. O detalhe que está envolvido em cada parede, vitral, gárgula e estátua é impressionante e sem dúvida que o tempo que dediquei à visita não foi metade do que realmente devia ter sido.

Fachada da Notre-Dame
Espero que tenham gostado. A viagem só agora começou, por isso voltem amanhã para saberem que mais andei eu a fazer por Paris.
Beijinhos e até à próxima.

Comentários

Mensagens populares